Dentro do mercado das criptomoedas existem os mais variados tipos de estratégias e especulações para obter maiores lucros, como é o caso da arbitragem de Bitcoin (ou de qualquer outra criptomoeda).
Se você é trader, essa é uma operação que você pode realizar, mas que deve ter em mente que também tem seus riscos.
Por isso, explicaremos o que é e como funciona.
Então, como se dá a arbitragem de criptomoedas e quais vantagens ela gera?
Resumidamente, esse método consiste em comprar uma quantidade de criptomoedas em uma casa de câmbio digital ou exchange e logo vendê-la em outra por um preço mais elevado.
O objetivo é obter lucro a partir da diferença de preços.
Índice
Como fazer arbitragem de Bitcoin?
Se você quer experimentar essa estratégia que forma parte do trading, deve analisar muito bem o mercado.
Um exemplo dessa prática seria comprar um Bitcoin a $120 e imediatamente vendê-lo por $140 em outra plataforma de exchange de criptomoedas.
Uma vez que o investidor compre o Bitcoin, por exemplo, automaticamente tem que buscar outra plataforma para vendê-lo a um preço superior.
Trata-se de uma operação rápida que deve se dar em um lapso de poucos minutos ou até mesmo segundos. O propósito é conseguir lucro instantaneamente.
A única coisa que o trader precisa fazer é analisar todas as plataformas de venda de moedas virtuais, ou ao menos as mais conhecidas, para descobrir quais são suas cotizações.
A partir daí, se planeja a estratégia e se leva adiante a arbitragem.
Por que a arbitragem é possível?
É possível realizar essa manobra de trading pois os mercados virtuais de criptomoedas não têm os mesmos preços.
Dessa diferença de cotização, às vezes mínima, é onde o trader lucra.
Essa situação também ocorre pois as criptomoedas são descentralizadas e desregularizadas das entidades bancárias e governamentais.
Os preços das moedas virtuais se fixam pela relação entre oferta e demanda.
Naqueles mercados ou plataformas onde existe uma oferta baixa e uma demanda constante, os preços são altos.
Nos mercados com uma liquidez menor o valor da criptomoeda é mais baixo.
O lugar geográfico onde se encontram e o horário das operações também são um fator determinante para a variação de preços.
É importante lembrar que os mercados de criptomoedas operam a todo instante.
O que fazer para diminuir os riscos?
Sem dúvidas, é uma operação que tem seus riscos pois os preços mudam constantemente e em poucos minutos a situação pode ser bastante diferente.
Por essa razão, é importante estar atento às flutuações do mercado e operar o mais rapidamente possível.
Se você perder muito tempo até vender o Bitcoin, pode acontecer que o preço mude e você perca dinheiro.
Em segundo lugar, é aconselhável entrar diariamente nas plataformas de venda de moedas virtuais em horários variados para encontrar oportunidades, pesquisar sobre a situação das criptomoedas e quais são as opções mais rentáveis.
Muitas vezes a tendência é observar o Bitcoin por ser a moeda virtual mais conhecida, mas existem mais de 8.000 opções no mercado que podem beneficiar você.
Cuidado com os Golpes de Bitcoin
Como acontece com muitos mercados financeiros, na arbitragem das criptomoedas também podem ocorrer golpes, alguns deles são:
Bots: robôs que aparecem nas plataformas virtuais como ajuda, mas que na verdade são falsos.
Automatizada: casas de câmbio cripto que divulgam arbitragem automatizada que não são verdadeiras. O melhor é que você realize de forma própria recorrendo cada plataforma.
Phishing: é a clonagem de sites e aplicativos, onde são simuladas páginas e plataformas de instituições oficiais. São páginas que parecem reais, mas são clones das originais. É importante estar alerta e atento ao link.