Apesar da popularidade do Bitcoin, das moedas digitais em geral e da tecnologia blockchain, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao funcionamento do Bitcoin.
A seguir, vamos esclarecer alguns fatos a respeito do tema.
Índice
Como Surgiu o Bitcoin?
Bitcoin surgiu pela primeira vez em 2009 e foi inventado por uma pessoa (ou um grupo de pessoas, já que a identidade do autor segue sendo um mistério) conhecida por Satoshi Nakamoto.
Bitcoin foi apresentado como um novo sistema de dinheiro eletrônico descentralizado, sem servidor ou autoridade central.
Isso significa que, diferentemente do dinheiro comum, que está regulado e controlado pelos bancos centrais dos diferentes países ou zonas monetárias, o Bitcoin não tem controle nenhum.
Em 2011, após trabalhar na tecnologia Bitcoin, Nakamoto liberou o código fonte e os domínios da comunidade para em seguida sumir.
Da onde sai o Bitcoin?
O Bitcoin se extrai. A isso chamamos de mineração, e quem o faz, mineradores criptográficos.
Esses mineradores utilizam computadores potentes, conectados na internet para resolver um complexo algoritmo, chamado “hash”.
Quando os computadores resolvem o algoritmo, as transações são liberadas e são escritas num gigantesco livro de contabilidade de Bitcoin, liberando, além disso, certa quantidade de moedas.
O que determina o valor do Bitcoin?
O preço do Bitcoin está ligado à compra e venda, de forma parecida com o que ocorre com o ouro ou outros metais preciosos.
Sem uma autoridade central que controle a sua emissão, seu valor depende das pessoas.
Isso faz com que o preço do Bitcoin seja extremamente volátil. Além disso, faz com que as pessoas especulem, o que leva a uma certa manipulação do mercado.
Como Comprar Bitcoin?
Comprar Bitcoin não é uma tarefa complicada.
Existem várias plataformas de intercâmbios centralizados, como Binance, Coinbase ou FTX, onde é possível comprar BTC através de cartões de crédito ou até mesmo PayPal.
Essas plataformas criam carteiras digitais onde armazenam nossas criptomoedas.
O que se pode fazer com Bitcoin?
Hoje em dia muitas lojas já aceitam BTC como forma de pagamento, especialmente nos Estados Unidos.
El Salvador, pequeno país da América Central, tem o Bitcoin como moeda oficial.
No entanto, na maior parte do globo ainda não é comumente aceito como método de pagamento.
Seu uso principal, portanto, segue sendo a inversão e a especulação.