Bakkt é uma plataforma de intercâmbio de futuros e ativos digitais fundada em 2018 pela Intercontinental Exchange (ICE), que é a companhia matriz da Bolsa de Valores de New York.
Inicialmente, seria no próprio ano de 2018 a abertura da sua bolsa de futuros, mas continuamente foram ocorrendo atrasos.
Esses atrasos em geral se deram por questões de regulação, supostamente relacionadas com a custódia de ativos.
Foi em julho de 2019 que Bakkt começou a experimentar sua plataforma enquanto esperava a aprovação regulatória para colocar tudo de fato em prática.
Bakkt, o mercado de bitcoin respaldado
Salienta-se que Bakkt objetiva funcionar como um sistema de intercâmbio de bitcoin amparado pelas leis de valores dos Estados Unidos da América.
Trata-se de uma plataforma centralizada que deseja inserir os principais criptoativos na infraestrutura do mercado bursátil de Wall Street.
A intenção é trazer novos produtos em infraestruturas já existentes, para atrair os investidores tradicionais ao mercado cripto.
Apoio de várias organizações
Bakkt se associou com várias organizações para construir sua plataforma, incluindo o Boston Consulting Group (BCG), Microsoft e Starbucks.
Também importantes grupos de investimentos se associaram com Bakkt, entre eles Fortress Investiment Group, Eagle Seven e Susquehanna International Group.
Em 2019, Bakkt anunciou que havia adquirido a Digital Asset Custody Company (DACC) para reforçar sua custódia e armazenamento de ativos criptográficos.
No final de março de 2021, Bakkt finalmente lançou seu aplicativo com conta digital para criptomoedas.