Quem Mexeu no Meu Queijo | Resumo Completo

Assim como qualquer parábola, Quem mexeu no meu queijo nos ensina a lidar melhor com desafios e a entender melhor a natureza humana.

Por isso, esse resumo poderá te ajudar a alcançar seus objetivos e a lidar melhor com as mudanças da vida.

Em seu livro, Spencer Johnson conta a história de quatro personagens que vivem em um labirinto por onde correm em busca de um depósito de queijo.

Porém durante a leitura fica claro que essa jornada não se trata apenas de encontrar comida.

Enquanto os homenzinhos Hem e Haw se acostumaram à vida tranquila e cheia de queijo que levavam no depósito C.

Os ratos Sniff e Scurry, que não pensavam muito nas coisas, tinham mais facilidade em explorar o labirinto e encontrar novos tipos de queijo.

Nós podemos acompanhar uma drástica mudança na zona de conforto desses personagens e analisar como cada um reage a essa mudança brusca.

Dessa forma, o livro Quem mexeu no meu queijo nos trás diversas perguntas e respostas, que analisaremos no decorrer do resumo.

Corrida pelo queijo

No livro, os personagens Hem, Haw, Sniff e Scurry percorrem diariamente os corredores de um labirinto em busca de queijo.

Os ratos Sniff e Scurry usavam seu olfato para encontrar o caminho e matar sua fome, já os homenzinhos Hem e Haw usaram seu cérebro para criar estratégias e mapear o labirinto.

Por isso, quando finalmente encontraram a estação C de queijo, acharam que essa era sua recompensa por todo seu esforço e começaram a se sentir donos de todo aquele queijo.

Os homenzinhos se mudaram para mais perto de seu queijo e se tornaram dependentes da situação, de modo que não notaram a mudança na quantidade do seu estoque, nem mesmo quando o queijo começou a mofar.

Por outro lado, os ratinhos nunca subestimaram seu depósito de queijo e notaram que a quantidade diminuía cada vez mais com o passar do tempo.

Choque de realidade

Um belo dia, Hem e Haw chegaram à estação C e descobriram que todo o queijo havia sumido, e começaram a indagar sobre o que teria acontecido com sua recompensa por toda a corrida pelo labirinto.

“quem roubou meu queijo?” Hem repetia por todo o depósito, verificando se o queijo realmente não estava escondido em algum cantinho.

Como não estavam preparados para essa situação, os pequenos homenzinhos ficaram chocados e sem reação.

Enquanto isso, os ratos que já esperavam que esse dia chegasse, rapidamente voltaram a farejar e percorrer o labirinto.

Mas a dupla humana, que se julgava mais inteligente por possuírem um raciocínio superior aos dos ratos, ficaram parados tentando entender o que havia acontecido com todo o queijo.

Eles voltavam diariamente ao posto C para verificar se o queijo não tinha reaparecido e murmuravam o quanto isso não era justo, afinal eles deram duro para conquistar aquele queijo.

Com o passar do tempo eles foram ficando fracos e famintos, pois continuavam esperando que a estação C voltasse a ter queijo.

Superando desafios

Depois de muito tempo, Haw finalmente venceu seu medo e decidiu voltar a percorrer o labirinto.

Ele se visualizou sentado em uma pilha de queijo e ficou se questionando “o que você faria se não tivesse medo?”

Ao voltar para o labirinto, Haw esbarrou em depósitos vazios, outros com queijo de sabores novos, porém em poucas quantidades e que logo acabavam novamente.

Mas em um certo momento ele chegou à estação N, onde havia o maior estoque de queijo que ele já tinha visto, e tipos de queijos que ele jamais experimentara antes.

Haw também encontrou seus colegas Sniff e Scurry nessa nova estação, onde haviam estado durante todo esse tempo.

Hem por outro lado, deixou seu orgulho falar mais alto e continuou na estação C, aguardando as coisas voltarem a ser como antes.

Lições do livro Quem Mexeu No Meu Queijo?

Lição 1: Seu sucesso lhe impede de crescer

A zona de conforto de Haw e Hem não os fizeram perceber que a quantidade de queijo diminuía gradativamente com o passar dos dias.

Da mesma forma, o seu sucesso hoje pode estar lhe impedindo de encontrar um “novo queijo”.

Às vezes você pode achar que esse é o melhor lugar onde se pode estar, ou que voltar a procurar um novo mercado de trabalho é retroceder.

Se acostumar com sua zona de conforto pode ser muito perigoso, pois isso lhe impede de prever futuros importunos e se preparar para eles, o que nos leva a nossa segunda lição.

Lição 2: aprenda a analisar o ambiente e a prever possíveis mudanças

Sniff e Scurry notaram rapidamente o que estava acontecendo, por isso quando finalmente o queijo acabou, eles puderam agir rapidamente.

Se você se acostumar demais com alguma situação, ou rotina, pode perder os alertas de que uma mudança se aproxima.

Aprender a ser observador pode não só te livrar de uma possível encrenca, como a falta de queijo, mas também pode te fazer aproveitar novas oportunidades.

Quanto mais rápido você deixar o queijo velho de lado, mais rápido poderá desfrutar de um novo queijo.

Seja ele novos produtos, ângulos de negócios ou maneiras de lidar com alguma questão na sua vida pessoal.

Lição 3: O que você faria se não tivesse medo?

Ficar pensando nos perigos do caminho ou na possibilidade de fracasso não te ajudará a chegar em seu objetivo.

Haw estava com muito medo, mas ele se imaginou encontrando mais queijo e decidiu partir, com medo mesmo.

Visualizar nossos objetivos podem nos ajudar a superar nossas questões internas e nos motivar a percorrer um novo caminho em busca do nosso queijo.

Mudanças acontecem diariamente, não é possível se livrar delas, mas podemos contornarmos a situação nos arriscando a novos desafios.

Sobre o autor Spencer Johnson

O autor do livro Quem Mexeu No Meu Queijo é formado em psicologia pela Universidade da Califórnia.

Originalmente, Spencer Johnson havia começado sua carreira como escritor publicando livros infantis, porém seu maior sucesso foi esse livro de nossa resenha.

O autor possui outros best-sellers e já vendeu mais de 1,5 milhões de cópias somente no Brasil.

Spencer Johnson morreu em 2017 aos 78 anos, de um câncer no pâncreas.

Preço

O livro Quem mexeu no meu queijo já foi publicado em diversos formatos, como livro infantil e a versão digital.

Por conta disso, e também dependendo do local onde está à venda, o valor do livro pode variar de R$12,00 a R$39,90.

Resenha do Livro Quem Mexeu No Meu Queijo

O livro Quem mexeu no meu queijo nos ensina a lidar com mudanças e nos incentiva a não termos medo de sair de nossa zona de conforto.

Após a leitura ficamos motivados a criar o hábito de sermos observadores e a sempre nos desafiarmos a fazer algo novo.

Se você tem vontade de aprender a criar novos hábitos e a entender a importância disso, o resumo do livro O poder do Hábito pode te ajudar.